
Já é notório que toda população global está se reinventando e readaptando em todos os setores. No mercado imobiliário não foi diferente.
Alguns tópicos mesmo que antigos permanecem e mesclam com a nova tendência para intermediação imobiliária pós Pandemia.
Seguem abaixo algumas dicas para comercializar
seu imóvel e obter sucesso sejam imóveis residenciais ou comerciais:
ü Tenha toda a documentação em dia, preferencialmente sem pendências ou inadimplência:
Um dos pontos básicos da análise feita pelos compradores é a documentação dos vendedores e do imóvel.
A documentação em dia já será um ponto a seu favor mesmo que haja pendências, contudo, o direcionamento da solução é que vai ser o divisor de águas para a conclusão do negócio.
Antecipar o extrato de saldo devedor
bancário, esclarecimentos quanto ao rateio e despesas condominiais,
disponibilidade em assinar contrato digitalmente, tudo isso terá efeito imediato
para não deixar a venda escapar.
ü Imóvel apresentável para visitação:
É recomendado que sejam feitos reparos essenciais no imóvel antes de abri-lo para a visitação. A limpeza dos ambientes é de suma importância. Dar uma repaginada no ambiente, reparar os defeitos expostos bem como dos vazamentos aparentes.
Se houver ocupação seja por um inquilino ou até mesmo pelo proprietário, sugerimos retirar, na hora das visitas, traços/objetos de cunho pessoal como artigos esportivos, religiosos e políticos.
Deve-se dar preferência à marcação de visitas em dias e horários em que o imóvel esteja arrumado e apresentável. É preciso agendar horários em que o apartamento esteja bonito para se ver.
Em virtude de tudo que está acontecendo
em nosso PAÍS e no mundo no que se refere ao COVID-19; os visitantes na
atividades PRESENCIAIS tem que adaptar a
recomendação da OMS e dos órgão internos responsáveis pela saúde, visitando o
imóvel com todos os acessórios de segurança para todos, sejam através do uso de
máscaras, protetor descartável dos calçados ou da higienização antecipada para o
ingresso ao imóvel.
ü Rigidez nas formas de pagamento e horários de visitação:
É importante observar se existem imóveis semelhantes nos seus arredores, principalmente se seu imóvel estiver no mesmo bairro ou no mesmo condomínio. Estes imóveis sejam residenciais ou comerciais sofrem muita concorrência e isso tende a gerar uma certa desvalorização no momento da negociação.
Outra situação que dificulta a venda é a
restrição aos horários de visitação ao imóvel. A maioria dos compradores tendem
a visitar os imóveis antes e depois do expediente de trabalho e aos fins de
semana, sendo assim, necessário adequar e readaptar a uma nova rotina para
poder ter êxito com os futuros compradores.
ü Contrate uma imobiliária:
É aconselhável contratar uma boa imobiliária para cuidar do processo de venda de seu imóvel, principalmente hoje em dia em que todos tem pouco tempo disponível e medidas de segurança.
Além de verificar a idoneidade da imobiliária e dos corretores, é fundamental escolher uma empresa que faça boa divulgação pela internet e que seja especializada no tipo de imóvel que se pretende vender.
A imobiliária cuida do recebimento de ofertas e visitas; da divulgação do seu produto e adequação dos interessados ao imóvel. O benefício de ter um representante é de evitar receber especulações, tentativas de golpe, e, diversas ligações diárias de curiosos ou até de outros corretores que oferecem os mesmos serviços.
Ficar atento às medidas de segurança é
fundamental. É importante saber quem é o interessado, e sempre exigir a visita
com o acompanhamento de um profissional;
ü Documentação e contrato digital já é realidade:
A possibilidade de fechar um negócio de maneira totalmente digital é, provavelmente, a maior e mais significativa mudança que corretores, imobiliárias e construtoras adotaram durante esta Pandemia.
O mercado era extremamente resistente em assinar contratos digitalmente, e, atualmente, isso se tornou impositivo e decisivo para dar continuidade nos negócios.
Todos os paradigmas e padrões que existiam foram superados. Ambos os lados obtiveram suas vantagens, onde as partes podem ler o contrato sem pressão, com cautela e ter a decisão mais acertada com os demais interessados envolvidos na aquisição.
A adoção dos contratos digitais veio para ficar, já que é rápido e confortável para a solução dos interesses das partes na comodidade da forma remota.
ü Visitas se tornaram mais assertivas:
A experiência física e o fator humano sempre serão relevantes quando falamos em comprar uma casa ou apartamento, contudo, a pandemia alterou bastante esta realidade, e agora, as visitas são cada vez mais assertivas.
Tour virtuais com fotos e vídeos em 360º já é marcante há alguns anos, e, agora, chegou para ficar. As câmeras e aplicativos têm se tornado grandes aliados do ramo imobiliário.
Com toda a modernidade alcançada e
aderida pelo público, agora está sendo feito um filtro com estes vídeos e
fotos, facilitando muito para o cliente selecionar apenas aquilo que enquadra exatamente
no seu perfil.
ü Análises de financiamento e crédito sendo realizados de maneira digital:
O movimento rápido dos setores bancários e ramos econômicos facilitou bem na compra de imóveis durante o período atual de pandemia.
A diminuição dos juros para atrair clientes é reflexo da queda na taxa básica de juros (Selic), que está em 2,25% ao ano (o menor valor desde que o Comitê de Política Monetária foi criado, em 1996). Assim, os bancos conseguem dinheiro a um custo mais baixo e podem repassar parte dessa diferença para quem quer financiar um imóvel.
Com os juros baixos, a aprovação
facilitada e digital de crédito para possíveis novos compradores também tem
sido papel essencial para a concretização e captação de novos negócios.
Intermédio Imóveis
vendendo mais do que imóveis, vendendo investimentos!!!