Perguntas frequentes sobre Imóveis à venda da Caixa Econômica Federal
Quem pode adquirir imóveis CAIXA?
Podem participar do processo de venda online de imóveis CAIXA:
- Pessoas físicas maiores de 18 anos, exceto impedimentos listados nos Editais de Leilão/Licitação Aberta ou Fechada e nas Regras da Venda Online;
- Pessoas físicas maiores de 16 anos e menores de 18, desde que emancipados, exceto impedimentos listados nos Editais de Leilão/Licitação Aberta ou Fechada e nas Regras da Venda Online;
- Pessoas Jurídicas domiciliadas ou estabelecidas em qualquer localidade do território nacional, por meio de seus representantes legais. É vedada a participação Microempreendedor Individual (MEI), em razão da proibição legal da aquisição de bens por tais empresas.
Que tipo de imóveis CAIXA estão à venda?
São imóveis usados (casas, apartamentos, salas comerciais, glebas e terrenos) de propriedade da CAIXA, disponíveis para compra no site com preços atrativos e condições especiais.
Quais são as formas de pagamento?
Cada imóvel possui as suas próprias condições de pagamento, podendo ser à vista, mediante financiamento na CAIXA, utilização do FGTS ou ainda através de parcelamento. Essa informação constará na página do imóvel ou na descrição do edital de licitação/leilão.
O que eu preciso fazer após adquirir um imóvel CAIXA?
Após adquirir um imóvel da CAIXA, você deve comparecer ao Cartório de Registro de Imóveis e fazer o registro de propriedade do bem, que é comprovado pela Escritura ou Contrato de Compra e Venda. A partir desse momento, você passa a ser o titular do Direito Real do imóvel, que possibilita usá-lo diretamente, emprestar, alugar, entre outros.
O que eu preciso fazer quando comprar um imóvel ocupado?
A desocupação do imóvel é de responsabilidade do comprador. Caso a desocupação não ocorra de forma amigável, haverá necessidade de ingressar com uma ação judicial. Por se tratar de um processo judicial, é fundamental buscar assessoria jurídica para orientação antes e após a compra.
Fique tranquilo. O procedimento é mais fácil e rápido do que se imagina!.
Os imóveis podem ser visitados?
Não existe previsão de disponibilização de chaves para visitação dos imóveis. Caso o imóvel seja localizado em condomínio, esteja desocupado e a chave de posse do síndico ou Administrador, deverá ser informado o contato do condomínio à CEVEN, que poderá autorizar a entrada ou não.
A descrição e as fotos do imóvel refletem sua atual situação?
A descrição, fotos e áreas mencionadas na descrição do Imóvel são apenas enunciativas e podem não refletir sua situação atual, uma vez que tais dados foram obtidos a partir dos laudos de avaliação, que podem ter sido realizados na época da concessão do crédito que originou o processo de retomada. Os imóveis são vendidos no estado de ocupação e conservação em que se encontram, ficando a cargo e ônus do proponente a realização de reformas que ocasionem alterações nas quantidades e/ou dimensões dos cômodos, averbação de áreas e /ou regularização documental, quando for o caso, arcando com as despesas decorrentes.
Por que o imóvel que eu vinha acompanhando não está mais no site?
- O imóvel foi vendido;
- O imóvel foi retirado do site para correção de informações ou outros ajustes;
- Questões de demanda tecnológica;
- A venda do imóvel foi suspensa por ordem judicial.
Como comprar o imóvel CAIXA?
A propostas são realizadas, exclusivamente, na página do imóvel de interesse. Clique e localize o imóvel; depois de realizado o login de cadastro deverá inserir o valor da oferta nos campos ?Valor mínimo de venda? ou ?Valor mínimo de venda à vista?.
- Leilão e Licitação Aberta
As vendas são realizadas exclusivamente online, diretamente nas plataformas dos leiloeiros, conforme dias e sites informados nos editais, disponíveis na descrição dos imóveis.
Quando o imóvel estiver à venda em licitação fechada, é necessário formalizar a sua proposta por escrito em um formulário na agência da CAIXA, fazer um depósito-caução de 5% do valor do imóvel que você deseja comprar e entregar tudo em um envelope lacrado no local indicado no edital.
Como é a forma de disputa na venda online?
- Na Venda Online cada imóvel permanecerá disponível para o recebimento de propostas pelo período mínimo de 03 (três) dias corridos. Cada imóvel disponível poderá receber propostas de forma ilimitada, enquanto o cronômetro não atingir o 00:00 (zero).
- É possível consultar o maior lance registrado para o imóvel na disputa por meio da opção ?Lances Registrados nesta disputa?, na página do imóvel e/ou em ?Minhas Disputas?. É permitido ao proponente cobrir seu último lance registrado, aumentando o valor da proposta, sem necessariamente cobrir o maior lance registrado por terceiros para o imóvel, visando melhorar a classificação de sua proposta.
- Sempre que houver recebimento de proposta nos últimos 05 minutos do cronômetro, será acrescido prazo extra de 05 minutos a cada proposta recebida, possibilitando o recebimento de outras propostas.
- A proposta vencedora será analisada e homologada pela CAIXA, em até 05 dias úteis contados da finalização do prazo constante do cronômetro e divulgado no website CAIXA ou em ?Resultado de licitações CAIXA? ou em ?Minhas Disputas?.
- Na Venda Direta Online caso o cronômetro atinja o 00:00 (zero) sem o registro do mínimo de uma proposta, o proponente que apresentar a primeira proposta de valor igual ou superior ao ?Valor Mínimo de venda? ou Valor mínimo de venda à vista? será considerado vencedor.
Existe algum valor mínimo para a entrada?
A título de entrada, exige-se o pagamento de pelo menos 5% do valor mínimo de venda, no prazo de 2 dias úteis contados da homologação da proposta. Para funcionários CAIXA, a entrada poderá ser dispensada, podendo ser financiado até 100% do valor da proposta, caso o imóvel possa ser financiado e o crédito aprovado.
Quais são as formas de pagamento?
Cada imóvel possui as suas próprias condições de pagamento, devendo ser observada a informação constante na página do imóvel ou no edital de licitação/leilão.
O pagamento deverá ser realizado através do boleto obtido na área restrita do proponente vencedor, no website na opção ?Meus Resultados?, após a homologação da venda, ou no ato da apresentação da proposta, nos casos de Venda Direta Online.
Os interessados que desejarem contar com financiamento e/ou utilizar recursos da conta vinculada do FGTS deverão realizar análise de risco de crédito e enquadramento da operação de financiamento previamente até a data da apresentação das propostas, a fim de evitar o cancelamento da venda.
É possível comprar o imóvel utilizando o FGTS?
Sim. O FGTS pode ser utilizado desde que o imóvel e o comprador estejam enquadrados nas condições legais vigentes.
Quais custos eu terei ao adquirir o imóvel?
Você terá custos tradicionais com a compra de um imóvel, como custas com escritura/contrato, certidões, registro e ITBI. Despesas como IPTU e Condomínio, desde que não prescritas e devidamente comprovadas, serão pagas pela CAIXA, nos casos de imóveis adquiridos em venda online, venda direta online e licitação aberta. Nos casos de imóveis adquiridos em leilão, a responsabilidade por esses débitos é do comprador.
Você precisará desembolsar 5% sobre o valor de venda, nos casos de imóveis adquiridos em leilão ou licitação aberta, a título de comissão ao leiloeiro.
É necessário realizar algum pagamento à imobiliária ou corretor credenciado?
Não. A comissão de vendas, quando existir, é paga pela CAIXA. Nos casos de imóveis adquiridos em leilão ou licitação aberta, o comprador paga uma taxa de 5% sobre o valor de venda a título de comissão ao leiloeiro.
Como um corretor pode se credenciar para vender imóveis da CAIXA?
Sempre ficar atento ao credenciamento na categoria LICITAÇÕES, por se tratar de procedimento formal de contratação na empresa pública, deve seguir os preceitos legais, com observância das condições constantes no edital de credenciamento publicado. Não há previsão para nova abertura de credenciamento em curto prazo.